segunda-feira, 7 de novembro de 2011

What do you do for lunch every day?

Hoje eu quero falar sobre comida.
Fui eu que fiz!!!!
Quando pequeno eu era ruim de boca. Não gostava de nada e minha mãe sempre teve certa dificuldade em me fazer comer. Lembro que tomei litros dos famosos estimuladores de apetite. Certa feita, ensinaram pra minha avó uma receita de Biotônico Fontoura (alguém lembra?!), ovo de pata, ovo de codorna e leite condensado (pra mim isso não é estimulador de apetite, isso estimula outra coisa!!!). Lembro que tomei essa bomba por um certo tempo e embora, o leite condensado, o gosto era terrível. Entretanto, não adiantava muito, continuava magrinho e ruim de boca. Quando maior, a situação mudou, tornei-me o exemplo vivo do ditado "magro de ruim". Comia de tudo e de tudo muito. Se era luxento com comida não me lembrava. Ainda hoje, continuo bom de boca e me considero o tipico nordestino em relação a comida. Comida tem que encher bucho, logo nem me venha com um prato de salada dizendo que isso satisfaz que não entro nessa. O que enche bucho é feijão, arroz, carne, sarapatel, buchada de bode, chambaril... ai, ai que sonho!
Foi assim que fui criado. Quando guri, acordava e meu primeiro bom dia era um prato de macaxeira (aipim) com rabada. No almoço era pirão de cozido e na janta era um cuscuz de massa de mandioca com coco ralado. Afinal, quem foi criado no interior é criado dessa forma, cresce comendo essas coisinhas light e diet.
Bom, venho eu pra USA e o que encontro? Sanduíche com batata frita. Sanduíche, sanduíche e sanduíche.
 - Sim, mas cadê o feijão, o arroz, a carne? Cadê a macaxeira, o cuscuz de milho? 
- Não tem. Tem sanduíche!
É isso mesmo. Nunca vi comer tanto sanduíche. Outro dia entrei num restaurante pra comer algo e logo em seguida entrou uma senhora com umas três crianças, que supostamente eram seus filhos. Entendi, quando o menor disse querer almoçar (lunch). Fiquei observando e pra meu espanto a senhora serviu pras crianças pipoca, sanduíche e três enormes sacos de batata frita. Perguntando a pessoa que me acompanhava soube pra minha estupefação completa que era normal, afinal era hora do lunch
No supermercado já tentei comprar arroz, feijão mas é sempre muito caro. Feijão mesmo vem em lata, parece comida de gato. Carne você compra com tempo certo pra se estragar, se você não cozinhar logo, é muito provável você vim a perder. E advirto, não coma se tiver passado mais do que uma semana, mesmo em freezer e mesmo que pareça em bom estado. Você corre o risco de ter a pior experiencia de sua vida. Frutas, verduras parece que acabaram de sair do laboratório de OGM (Organismo Geneticamente Modificado). A salvação é comida congelada, uma briga de foice entre as empresas, tem de todo tipo. Já procurei uma buchada congelada, mas ainda não encontrei. Enfim, tenho sentido certas dificuldades em me alimentar. Final de semana, fiz essa massinha básica. Um macarrão com azeitonas, molho de tomate, queijo mussarela, queijo gorgonzola e carne moída. Foi a glória.
Por enquanto eu fico sem meu feijão com arroz, mas logo, logo me renderei ao prazer de um típica comida brasileira.

Nenhum comentário: