domingo, 13 de novembro de 2011

Prós e Contras

Tenho achado engraçado, que uma pergunta tem me perseguido. Quase sempre quando falo com meus parentes ou amigos no Brasil, alguém me indaga: 
- E então, já virou Americano?
Como assim, virei Americano? Eu sou Americano! Não é porque nasci abaixo da linha do Equador que deixo de sê-lo. Entretanto, sou Americano e além de tudo sou Brasileiro.
Hoje estou completando minha terceira semana aqui e acredito que minha crise existencial alone and depressed já foi superada. Já consigo olhar tudo de forma menos dramática. Ontem, conversando com uma amiga, ela me indagou se era melhor viver aqui ou no Brasil. Pensei um pouco, respirei fundo e respondi retencioso: 
- Depende...
Acho cedo para falar sobre isso e certamente daqui a alguns meses meu conceito a respeito do assunto terá passado por muitas reavaliações. Mora aqui não é ruim, entretanto, quem disse que viver no Brasil é pior? Acho que não tem nada melhor, como a nossa casa. O local onde por mais diferente que sejamos, todos se entendem e no fundo são iguais. Por incrível que pareça, está fora me faz olhar melhor o local onde nasci. Não tem como não fazer comparações e observar que aqui encontro qualidades que o meu país não tem, ao mesmo tempo que olho para o meu país e vejo nele qualidades que aqui nunca existirá. Sou de um tempo onde meu pai me dava uma nota de 1.000 cruzeiros pra comprar gibis e doces. A inflação consumia tão rápido o valor das coisas, que logo aquela nota não serviria pra nada, a não ser pra colecionar. Hoje, 1.000 reais foi o quanto comprei de dólares pra poder viajar. Vivemos uma época melhor no Brasil, mas não a ideal. Ainda temos muita miséria e gente em situação difícil. E sem esse  papo eleitoreiro de que depois do Real 40 milhões de brasileiros entraram para classe media. Aqui pobre é quem ganha menos de 3.650 reais. Que pobre no Brasil ganha isso ou menos que esse valor mensal? De todo modo é bom mudar nosso conceito de que aqui não tem pobreza. Tem sim! Outro dia mal acreditei quando sai do supermercado e um senhor me parou e me pediu 1 dólar pra poder comprar algo para comer. Muitas famílias aqui, viram seu padrão de vida escorrer pelo ralo. Eles dormiram e acordaram com casa hipotecada sem poder pagar financiamento, sem poder pagar plano de saúde, transporte, escola e desempregados. Resultado da última crise econômica que mostrou a fragilidade da "grande economia mundial".
Logo, tanto aqui como lá, tem seus prós e seus contras. Cabe pesá-los e ver o que vale mais a pena.
Deixa então eu tranquilizar os mais apreensivos... Sim, eu estarei voltando logo, logo para o abraço dos amigos e parentes. 
Qnto ao futuro... isso pertence ao futuro.

2 comentários:

HUGOSALUM disse...

Muito bom o seu texto. A grande maioria das pessoas que quer ir embora já vem pensando que qualquer outo lugar no mundo é melhor que o Brasil, mas depois de um bom tempo fora, essa maioria vê o quão bom é estar em casa, é bem como vc disse, tanto aqui como lá temos os pontos positivos e negativos. Muito bom...

Uomo disse...

Vlw Salum!