sábado, 12 de novembro de 2011

Beer!

Ontem tive alguns momentos de grande prazer nessa minha viagem (falando assim vai parecer que minha vida por cá, tem sido um sofrer sem fim, mas não, pelo contrário). Como eu estava falando, ontem tive momentos de enorme prazer, tomei cerveja! Nem sabia mais qual gosto tinha uma cerveja. E ter esquecido o gosto não foi tão ruim assim, pelo contrário, melhor não podia acontecer. Sim, porque depois que vc toma cerveja aqui, vc consegue ampliar seu conceito sobre cerveja. Por exemplo, comparando ao que se toma no Brasil cheguei a conclusão que nos tomamos uma garapa fermentada. Segundo, que cerveja não precisa ter necessariamente gosto amargo de cevada e malte (como muitos dizem, gosto de xixi), ela pode ser doce. E o melhor, vc não precisa beber uma grade pra ficar chamando urubu de meu louro, quatro bons copões (acho que pra mim) são suficientes. Heineken é cerveja de veado (no Brasil tbm!) por ser muito fraca, algo comparado a ir pra uma festa e toma caipifruta. Existem cerveja em garrafa aqui,  mas o que me indicaram é vc pedir um copão. A cerveja é muito mais encorpada, deliciosa, pra um bom degustador é possível pedir cerveja e ficar adivinhando de que ela é feita, porque os gostos são os mais variados. Cada uma tem seu percentual de álcool que varia de 3,5 a 7,5%. Fiquei tão efusivo que fui logo perguntando se encontrava no supermercado (tolinho!) e tive que ligar o sinal vermelho. Primeiro, só me serviram cerveja pq eu mostrei minha identidade, caso contrario negativo. Segundo, aqui beber na rua é crime. Bebida só no bar ou em sua casa e no segundo caso vc deverá transportar ela muito bem embrulhada, por que se pegam vc com bebida, vc vai preso. 
Lógico, existem pontos comerciais específicos para poder adquirir o liquido precioso. Evidente que já me informei onde fica a toca, pra poder me abastecer.
Hoje é sábado e quero fazer um brinde a Santo Arnoldo, padroeiro da cerveja. 
Ah, vc não sabia? Pois senta que lá vem história:
No século 14 a peste negra se espalhava pela Europa matando 90% das pessoas que infectava. Quando a epidemia chegou à cidade de Oudenburg na Bélgica, o abade local proibiu o consumo de água e obrigou os cristãos a beber só cerveja (a cerveja era menos contaminada que a água). Por incrível que pareça deu certo e muitos deles sobreviveram à peste. O abade foi canonizado, e virou o padroeiro da cerveja - Santo Arnoldo (Super Interessante, Setembro de 2008).

Nenhum comentário: