domingo, 26 de dezembro de 2010

Adeus ou até breve?

"Saio do governo para viver a vida das ruas... Homem do povo que sempre fui, serei mais povo do que nunca, sem renegar meu destino e jamais fugir da luta... Onde houver um brasileiro sofrendo, quero estar espiritualmente ao seu lado. Onde houver uma mãe e um pai com desesperança, quero que minha lembrança lhes traga um pouco de conforto. Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo até o último dos meus dias."
Foi com frases emblemáticas e carregadas de emoção que Lula fez seu depoimento de despedida no último dia 23/12/10. O discurso foi gravado em uma biblioteca do Palácio do Planalto na manhã da última segunda-feira (20). Escrito pelo publicitário João Santana (mentor da campanha de Dilma), foi o mais longo e emocionado pronunciamento à nação feito por Lula em oito anos de governo: cerca de 11 minutos. Segundo assessores próximos da Presidência, Lula chegou a chorar e interrompeu a gravação, que foi ao ar às 20h em rede nacional de rádio e televisão.
Os avanços da economia brasileira deram a linha do último pronunciamento. Lula não chorou. Mesmo assim, os números dividiram espaço com o tom sentimental das palavras. Ele lembrou a origem humilde e popular.
Lula, termina dois mandatos com vitórias e derrotas, acertos e desacertos. O presidente conseguiu se blindar contra as críticas. Sua desastrada defesa do Irã e outras ditaduras fez com que ele perdesse credibilidade entre os países sérios, e enterrou de vez suas já remotas chances de assumir a chefia da ONU. O Brasil de Lula resistiu ao que foi considerado a segunda maior crise do capitalismo da história. Uma crise que ainda agora está dragando as economias da maior potência econômica do mundo, os EUA, e da segunda maior potência econômica, a UE. Os escândalos dentro do governo e da cúpula do PT pode-se dizer foram seu calcanhar de Aquiles, o qual ele preferiu dizer não saber de nada. A era Lula deixará um grande legado para nossos historiadores. O governo Lula foi empurrado para esquerda apenas a partir da escalada golpista sob o factóide do mensalão. Talvez sua maior vitória tenha sido eleger a presidenta Dilma que ao que tudo indica, se mostra mais tenaz, valente, coerente e focada que Lula. O que nos leva crer que não será apenas a preservação das conquistas, mas efetivamente a chance de avançarmos muito além. Agora, com a Dilma, tudo indica que podemos almejar em breve uma taxa de crescimento a altura do povo brasileiro.
Na próxima terça-feira dia 28/12/2010 o presidente Lula virá a Pernambuco para sua despedida em uma grande festa no Marco zero da cidade. Eu não creio muito em despedida, vejo Lula como um Getúlio dos tempos modernos e dentro de pouco tempo, teremos novidades. 
Por hora, até breve Lulinha! 

Nenhum comentário: