sábado, 15 de maio de 2010

Birthday!!!

Próximo dia 18 de maio o Teatro Santa Isabel comemorará 160 anos. O Teatro é um dos 14 teatros-monumento do país reconhecidos como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, título que ganhou em 1949. Sua história tem páginas repletas de óperas, dramas, concertos, comédias, torneios de oratórias, solenidades cívicas e políticas, bailes, festas e jantares.  E para comemorar a data, a Prefeitura do Recife, divulgou uma programação com espetaculos nacionas. A festa começa próximo dia 17, com o lançamento de um carimbo e de um selo, seguido pela apresentação de Sa Grama. No dia 18, se apresenta Bibi Ferreira, acompanhada pela Orquestra Sinfônica do Recife.  Nos dias 20 e 21 é a vez de subir ao palco as atrizes Nathália Thimberg e Rosamaria Murtinho com a montagem Sopros de vida. Nos dias 22 e 23, é a vez de Marisa Orth interpretar Simone de Beauvoir e seu suposto encontro com Dorinha, uma estudante de letras do Recife na montagem O inferno sou eu.
Gerou-se um certo bafafá pela ausência da prata da casa (Companhias daqui de Recife) na comemoração e dos caches astronômicos que serão pagos.
Artistas pernambucanos irão abraçar o prédio do Teatro de Santa Isabel na próxima segunda feira as 20h; o ato não significa um protesto contra a escolha dos artistas nacionais para a programação especial, mas contra a falta de representatividade regional na comemoração (da área de cênicas, já que Sa Grama e a Orquestra Sinfônica do Recife vão se apresentar) e contra, segundo a própria classe, falhas (ou mesmo a ausência) de uma política pública para as artes cênicas.


Nenhum comentário: