sábado, 29 de maio de 2010

Aceitação não é respeito.

E interessante como as pessoas costumam confudir aceitação e respeito, como se ambas fossem sinônimos.
Aceitação é aprovar, concordar, fica de acordo, reconhecer.
Respeito é uma palavra que vem do latim respicere que significa olhar para trás. Isso evoca a idéia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido.
Há mais ou menos um ano e meio eu coloquei pra minha mãe e alguns amigos o fato de ser bissexual. Como era de se esperar, houve atrito, muita discussão e desentendimento com minha mãe. Isso porque o olhar dela, não diferente do olhar de muitos, era de que a partir do momento que eu me coloquei como bissexual, eu deixei de ser tudo aquilo que eu era e passei a ser só bissexual. Os amigos com um pouco de jeito foram aceitando sem tantos traumas.
Passado o choque, as coisas foram tomando assento e por parte de minha mãe, tudo foi ficando mais tranquilo e sem tanto atrito, discussão ou desentendimento.
Até que outro dia, ela veio e falou assim pra mim:
"Estou tentando colocar na minha cabeça que eu tenho que aceitar você assim, por que você é meu filho."
Errado!
Eu não quero ser aceito, eu quero ser respeitado.
Eu não quero uma aceitação conformista e submissa, que me aceita mais por obrigação do que por respeito.
Eu não quero ser compreendido, desde que sei e posso reconher no outro as limitações de compreender porque alguem gosta de azul e outro não, porque um cara gosta de mulher (sendo considerado normal) e outro não (e é considerado aberrante).
Eu quero apenas que possa olhar pra mim e ver uma individualidade, um ser com potencialidades e limitações e não O bissexual.
Compreendo as questões maternas e o quanto pra ela é complicado compreender tudo isso. Nem é culpa dela. Ela é vitima de um regime secular onde o diferente é olhado de forma diferente. Pena que esse olhar seja tão cheio de humilhação e preconceito, acabando por ferir e magoar.
Compreendo que justamente pelas feridas e açoites provocados por esse olhar é que pra ela seja tão dificil. Afinal seu instinto materno lhes cobra o papel de proteger.
E embora compreenda suas questões e ansiedades maternas, mesmo assim não quero aceitação, tolerancia ou compreenção por eu ser bissexual. Quero o respeito!

Nenhum comentário: