segunda-feira, 27 de junho de 2011

Faz mal!

Sempre fui muito curioso e nunca fui de aceitar qualquer desculpa como verdade absoluta. Pior, sempre desconfiei de toda verdade absoluta. Logo, quer saber uma coisa que sempre me deixou "p da vida"... é a desculpa "faz mal!" 
Lendo Mary Del Priori em seu livro Histórias Intimas, lembrei de muitos fatos, ao vê-la descrever algumas crendices, a cerca de uma mulher menstruada. E era verdade mesmo, lembro que mamãe jamais cortava o cabelo, meu e dos meus irmãos, quando estava menstruada. Pior, mãe mal fazia coisa alguma, até cozinhar ela não podia. E porque? Fazia mal.  
Dormir de peito pra cima, deixar sandália emborcada pela casa, ficar com as mãos cruzadas na cabeça, não se sabia porque, mas fazia mal. Manga com leite, ovo com leite, comer pirão ou qualquer outra comida pesada (indigesta) e ir deitar-se, comer banana a noite, tudo isso fazia mal. E porque? Fazia mal, porque fazia mal. Minha bisavó faleceu com câncer, mas só vim a saber muito anos depois, já estava na universidade e porque? Fazia mal dizer o verdadeiro motivo. 
É logico que nunca aceitei a desculpa do "faz mal" facilmente e sempre fazia questão de uma resposta no minimo convincente, embora nunca tivesse. Todas essas crendices e simpatias teriam explicações, que se perderam no tempo, sem que pudesse ser explicadas e ratificadas pela lógica cientifica. A associação de fatos e ideias fizeram o senso comum criá-las. Agora, uma coisa que eu tinha muita curiosidade era passar debaixo de um arco-iris... alguém sabe o que acontecia?  


2 comentários:

Rafael disse...

Muitas coisas não passam de mito! Uma delas é o fato de comer fruta e depois tomar leite. Escutei uma vez que isso vem desde a época da escravidão, onde os escravos por se alimentarem normalmente de frutas, os Senhores de Engenho falavam que fazia mal comer frutas e depois tomar leite, pois os Senhores queriam que apenas eles tivessem direito ao leite. E quando morria um escravo os Senhores comentavam: Tá vendo? Comeu manga e tomou leite. Acabou morrendo. Eu acredito que essa explicação tem um pouco de lógica, porque sempre tomamos suco de frutas com leite e não existe problema algum.

Uomo disse...

Concordo Rafael. Acredito que embora estejamos no século 21, somos uma nação muito jovem e ainda estamos impregnados de influências colonizadoras. Principalmente aqueles que vivem nas regiões norte e nordeste (e se moram no interior o negócio piora). Na verdade "faz mal" é não ser feliz. Isso faz muito mal!
Fique a vontade pra comentar brother, o blog é nosso!