quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

E é moda é?!

Estava em casa sem fazer nada, era umas 17:30hs. Nada me atria na TV, nada suficientemente interessante, até que algo me fez parar os olhos na Globo.
-E pra assistir o quê?
-Malhação!
Eu sei que talvez dormir fosse uma forma mais saudável de manter alienado da realidade mas, algo me chamou atenção e foi justamente o tema abordado, homofobia.
O episódio começou com um cara sendo espancado por ser gay e o amigo que tinha vergonha dele vindo salvá-lo. A partir de então o debate em volta do tema se desenrrola. Pra minha surpresa, desde questões como piadinhas e comentários sobre gays, a forma como os pais encaram a orientação sexual dos filhos até a questão de se os homossexuais devem andar com o rabinho entre as pernas ou dar a cara pra bater e exigir seu lugar no mundo, foi debatido plena cinco da tarde na grande poderosa Globo.
No momento estava com minha mãe (fã da série) e ela olha pra mim e pergunta:
- É moda é essa estória de ser gay?!
Sorri.
Na verdade não é moda. Acredito é que essa geração jovem que ai está, tem  pressa pra tudo, até pra ser feliz. E embora, corra-se o risco de levar uma lâmpada fluorescente na cara, a galera quer mais é dar beijo na boca e ser feliz. E não estão nem dando importância se o Bento XVI gosta ou não gosta, se tem uma bancada evangélica no Congresso travando a PL122/06 ou se na cabeça de muitos homossexualismo é doença. Sei que não é de hoje que a Globo, permeia suas novelas e séries com relações homossexuais, mas pela primeira vez vejo falar do assunto de forma séria, sem esteriotipos ou ideias fora da realidade.
Como foi colocado no capítulo de ontem as diferenças devem se impor pra poder exigir seu espaço. Embora o termo "diferença" não me agrade, não vejo porque se omitir de exigir o espaço devido. Logo, não é moda, é só uma forma mais saudável de ver a vida, sem tanto peso e com mais liberdade e igualdade, afinal somos livres e iguais por natureza.


Nenhum comentário: