sexta-feira, 21 de junho de 2013

#vaiprasruas

Ontem estive na passeata que reuniu os 50 mil (ou foi 100 mil?!) manifestantes e tomou conta do principal corredor da cidade do Recife, a avenida Conde da Boa Vista. Acompanhei desde a concentração e não imaginava que Recife fosse atender o chamado das redes sociais reunindo um número tão grande de pessoas. Como em outros movimentos, que vem ocorrendo pelo Brasil, a pauta que aparecia nos cartazes era vasta. Dos contrários a PEC 37, àqueles que exigiam melhores condições de saúde e educação e seguia até aos contrários ao projeto de cura gay aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias, semana passada. Pude ver vários momentos onde no meio do movimento aparecia algum "donzelo" (assim era chamado pelos manifestantes aos gritos) que soltavam bombas ou tentava pichar os muros e eram constrangidos pelos manifestantes a não fazê-lo. Fui até a apoteose da passeata, o Marco Zero, no Recife Antigo, onde já sentindo as pernas aos frangalhos eu e uma amiga nós dispersamos do movimento. 
Alguns fatos foram realmente interessantes e  muitas vezes me colocavam a refletir durante a passeata. Em dado momento um jovem começou a gritar "Dilma vai toma no...; fora Dilma!!!" e enquanto alguns outros se valiam da emoção do momento e repetiam eufóricos, um outro grupo vaiava o que silenciou os eufóricos. Afinal, queremos que Dilma deixe a presidência? Então as pessoas querem que o Michel Temer assuma? ou será que estamos nessa luta, para tirar Dilma e colocar o Renan Calheiros (estou tomando por base a lógica dos possíveis sucessores). Eu na minha cabeça, nem tão politizada assim, consigo entender tais clamores e confesso que eles não me representam. Conversando com minha amiga, eu dizia ser extremismo, enquanto ela afirmava: Não, isso não é extremismo, isso é jogo político é proposital!!! 
Em outro momento pude observar alguns manifestantes com os rostos cobertos. Vivemos num país democrático, o ato era democrático. Não vivemos mais num 1964 onde o "cale-se" era a lei, pelo contrário. Então por que  esconder o rosto? Como disse minha amiga "para mim, boa intenção não tem."
O ato em Recife foi memorável, para ficar na história. Mesmo que muitos nem façam ideia do que representou politicamente sua participação naquela passeata, as consequências é uma classe política anestesiada, assustada feito formigueiro ameaçado sem saber o que fazer. 
Que venha os próximos capítulos dessa aula prática de história.

Nenhum comentário: