segunda-feira, 17 de junho de 2013


Eu tenho observado essa movimentação desde a semana passada, quando alguns manifestantes protestaram contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo e onde numa atuação truculenta da polícia, o governo terminou dando um tiro no próprio pé. De lá para cá, as  manifestações foram se alastraram país afora.
Eu estava meio reticente em escrever algo sobre o assunto para o nosso blog, porque queria entender melhor o que existia por trás dos vinte centavos. O que estava levando  a movimentos acalorados que arrebatavam um número tão grande de pessoas às ruas. Até que assistindo o noticiário hoje a tarde, num canal fechado, entendi alguns pontos. 
Primeiro, é preciso dizer que vinte centavos foi e é um dos motivos para as manifestações, desde que faz diferença no bolso de um trabalhador que recebe um salário mínimo de 678 reais. Entretanto, o motivo para essas manifestações vai muito além dos vinte centavos, como algumas agências  de notícias tem colocado. 
Há um conhecido ditado que diz: a gente engole um elefante e se engasga com um mosquito. Nesse caso, o mosquito foi os vinte centavos que ficou entalado, surgindo uma necessidade enorme de por para fora todo nosso inconformismo. Logo, os manifestos são também para criticar o sistema público de saúde que não funciona e que o governo insiste em deixar na mão do serviço privado; de criticar o sistema educacional que desmerece o papel do professor e forma alunos que chegam no último ano do ensino fundamental sem saber escrever o próprio nome; de criticar um sistema de segurança que amedronta e deixa a todos inseguros diante de uma polícia despreparada, logo um serviço público inepto o qual os governos fazem questão de não fazer nada para melhorá-los. De criticar uma classe política corrupta, que debocha da cara do povo com emendas constitucionais como a PEC 37; de criticar contra a FIFA que acha que nosso país é a casa da mãe Joana e pode mandar e desmandar; de criticar os gastos públicos (eu falei PÚBLICOS – dinheiro do seu trabalho na forma de impostos!!!) para a preparação de uma copa que deverá deixar um rombo sem precedentes nos cofres públicos, com estádios que custaram 600 milhões (a Arena Pernambuco por exemplo). Observa, os 'vinte centavos' se diluiu diante dos gigantes elefantes os quais a população vem engolindo a um bom tempo e acredito que tá passando da hora de  vomitar todos eles.
Só não sou de acordo com os atos de vandalismo e violência que alguns manifestantes insistem em deixar durante alguns protestos. Atos de baderna só pejorativam e desacreditam o movimento. A violência não é um caminho producente que legitime os manifestos. Ao mesmo tempo, é preciso diferenciar no meio dos que lutam por mudanças, àqueles que apenas se aproveitam, acreditando que a rebeldia violenta e sem noção poderá nos levar à mudanças concretas e de perceber que nunca tivemos um exemplo de polícia bem preparada e que alguns representantes desta classe apenas sabem cumprir ordens daqueles que nos enfiam elefantes goela a dentro.
Pra terminar, por hora, lembro que li algo que reflete bem o momento que se instala no país e que fala mais ou menos assim: O Brasil alterou seu status de “Deitado eternamente em berço esplêndido” para “Verás que um filho teu não foge à luta”.

Nenhum comentário: