domingo, 18 de setembro de 2011

Superação

Quando eu era criança, lembro de um pesadelo. Alguns macacos reunidos ao redor da mesa da cozinha, da minha casa, confabulavam uma forma de ir até meu quarto buscar-me. Tive esse sonho várias vezes e sempre era pavoroso. Por esse motivo, nunca assistir um filme se quer de Planeta dos Macacos. Ontem resolvi superar meus traumas infantis e fui ver "Planeta dos Macacos - A Origem". E nunca foi tão legal superar um trauma. Trata-se de quase um tratado Darwiniano mesclado com um thriller psicológico. O filme se foca na saga do macaco Cesar e sua fantástica capacidade cognitiva. A partir de um vírus recombinante, em teste para servir como cura do mal de Alzheimer, observa-se que ele pode levar a uma neurogênese em primatas que desenvolve sua capacidade cognitiva, ao contrário do que em humanos que desenvolve anticorpos contra o vírus, potencializando os efeitos degenerativos da doença. Curiosamente, o filme nos leva a torcer pelos macacos. As cenas na ponte Golden Gate são fantásticas. É excitante ver Nova Iorque sendo invadida por macacos e todo um duelo entre um bando de macacos muito mais inteligentes que um bando de policiais. Tive certeza que havia superado meu trauma de infância qndo fiquei extasiado ao ver Cesar falar "Cesar is home". Outra parte muito bacana é quando o vírus, oriundo de um experimento onde a biosegurança passou longe, começa a se espalhar demonstrando que em breve só macacos sobreviverão. Fica a dica!

Nenhum comentário: