segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sou diferente, sou canhoto!


Caraca, nem sabia que tinha uma dia pra eu me "orgulhar" por ser diferente. Tava vendo o blog da Marta Matui e vi que dia 13 último foi o dia do canhoto. It's fabulous!
Uma explicação científica encontrada é que os canhotos possuem um predomínio do hemisfério direito do cérebro sobre o esquerdo e que essa característica é determinada geneticamente. Um outro fato é que o gene responsável pela alta atividade do hemisfério direito em detrimento do direito também está relacionado com uma prevalência de doenças como esquizofrenia e epilepsia. 
A história está recheada de perseguições aos canhotos. Os antigos gregos e romanos consideravam o lado esquerdo inferior e profano, e nos tempos medievais, o uso da mão esquerda era associado com feitiçaria (pessoas morreram nas fogueiras da Inquisição por serem canhotas). A Igreja Católica sustentou por mais de mil anos que todo canhoto havia sido criado pelo diabo, era obra do diabo, e que todo e qualquer canhoto era mau e diabólico. A palavra “esquerdo”, em muitos idiomas é associada com o mal, dificuldades ou com o diabo. Em latim, vem de “sinister”. Eu mesmo, ainda no pré-escolar levei algumas palmadas na mão por parte de minha professora que forçava-me a escrever apenas com a mão direita. Até minha mãe saber e proibir as palmadas e exigir que fosse incentivado para que eu escrevesse com a mão esquerda. Lembro que sempre fui motivo de espanto e comentário: 
- Olhá lá ele é canhoto... que interessante. Como é que vc consegue escrever?
Certa feita me deram numa prova pra concurso me deram uma poltrona para canhoto. Recusei na hora, senti-me como se tivesse algum tipo de anormalidade. Pessoas canhotas são talentosas de forma desproporcional: Beethoven, Michelângelo, Rafael, Leonardo da Vinci, Goethe, Nietzsche, Picasso, são só alguns dos grandes canhotosAcho até que deveria ter passeata do orgulho de ser canhoto.

Nenhum comentário: