domingo, 1 de abril de 2012

O golpe

"Pai, afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue. Entretanto Pai, minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais".

Há 48 anos, instaurava-se no Brasil o Regime de Ditaduta que perdurou mais ou menos uns 20 anos. Nasci no final desta página triste de nossa história, mas sempre fui um curioso no assunto. Adorava ouvir meu avô contar as estórias sobre o regime. Por sinal, depois que ele faleceu que vim descobrir que na madrugada de 01 de abril de 1964, meu avô não havia dormido, rezando pela instauração do regime autoritário, com medo dos comunistas. É engraçado que escutava essa estória entre aliviado e desconfortável. Meu avô pode não ter sido pego pelos comunistas, mas muitas mães choram até hoje a vida de seus filhos que sumiram nos porões do DOI-CODI. Quantas mentes foram caladas, quantas vidas foram ceifadas, quanta dor, lágrima e revolta. Na adolescência colecionava encartes de jornal que falavam sobre o assunto. Por sinal, no jornal de hoje não li nada a respeito, nenhum encarte ou uma pequena nota sobre o assunto. A nova geração parece ser completamente alheia a essa página. A impressão que tenho é que 1964 é um épico filme antigo do qual ninguem mais se interessa. E acredito que não vale a pena mesmo tá revirando defunto, embora não podemos ser displicentes de nossa história. Ao abrir meu email agora pela manhã, vi um anúncio do Portal Curtas sugerindo alguns curtas sobre a época. Depois vou dar uma olhada, acho que vale a pena assistir. Graças a Deus, vivemos é um outro momento da nossa história. As ditaduras deixaram de ser um regime interessante, embora sejam realidades em alguns países. Execramos o "Ai se eu te pego" do Michel Teló, sem nos darmos conta que hoje cantar esse refrão é algo banal e democratico, quando a quarenta anos atrás era o suficiente para passar dias no pau de arara. 

Nenhum comentário: