quinta-feira, 31 de março de 2011

Direitos iguais

Vejam só como são as coisas. A alguns anos atrás, insultar um negro de "macaco" ou fazer piada infame pejorativando e diminuindo sua condição de cor era coisa fácil na boca de muitos. Depois que a lei 7.716 contra o racismo foi aprovada, esse tipo de piada infame virou crime, nunca mais se viu essa e outras piadinhas rolando soltas de boca em boca. Então se pergunta: O Brasil deixou de ser preconceituoso com relação a cor?
Não. Alguns brasileiros continua tão preconceituosos qnto antes, contudo existe uma certa cautela e o preconceito que antes era explicito, teve que ficar velado. Isso porque racismo é crime imprescritivel e inafiançavel e caso um deputado obtuso venha relacionar negro com promiscuidade e como classe menor ele pode ser processado judicialmente e responder por isso. Querendo ou não a aprovação desta lei foi uma conquista importante para a população afro-decendente. É bem verdade que a lei nao excluiu o preconceito das mentes e corações, mas pune quem alimenta a ideologia de se sentir superior a outro por ser branco.
É justamente por isso que a PL122 precisa ser aprovada. A aprovação desta lei punirá atos homofobicos. Diferentemente do que se alardeia, ela não cria uma ditadura gay, mas um estado de direito e igualdade para os cidadãos LGBTs.

Nenhum comentário: