segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A melhor politica agora é a da união

Acabou!!
Não, não acabou. Agora é hora da rincha e do extremismo político ser alimentado pela revolta de quem perdeu e da vaidade tola de quem venceu. É o momento onde o cachorro mostra os dentes.
Não demorou para as redes sociais serem invadidas, ontem, por uma avalanche de vídeos ou mesmo textos onde os nordestinos foram execrados com toda fúria. O extremismo político permitiu os mais selvagens atos de preconceitos. Tinha até nordestino contra nordestino. Também, o nordeste deu ao PT sua maior votação da história. Nota de pesares, textos longos, quase profético e apocalíptico para os próximos quatro anos. Ave Maria, desejaram até que uma epidemia de Ebola dizimasse o nordeste. Até sobre "impeachment" ouviu-se falar ontem. Ela nem re-assumiu e já querem tirar a mulher?! Para quem assumir? o PMDB, esse partido de ocasião (leia-se: oportunista) liderado pelo Michel Temer, faz me rir Brasil!!!! Ah, e não me venham com essa estória de que 2013 o povo foi as ruas pedir para Dilma sair. Mentira!!! O povo foi as ruas, porque ficou claro os enormes gastos com a copa enquanto o gastos com educação, saúde, transporte, segurança, saneamento eram pífios. Foi-se as ruas pedir ética no congresso. Os gritos de FORA DILMA eram diluídos nos gritos de uma multidão que queria muito mais do que uma presidenta fora do Planalto. 
Que bom que o discurso da presidente, ontem, foi de UNIÃO, buscando remendar o rachão enorme que essas eleições causaram em todo país. Acredito que tivemos uma das eleições mais polarizadas de toda nossa história. Foram troca de agressões, denúncias e conspirações que gerou uma ressaca difícil de curar. Somados os votos brancos, nulos e abstenções têm-se 37 milhões votos, mais os 51 milhões de votos do Aécio, logo ver-se que a senhora Dilma deve realmente repensar sua intransigência em alguns assuntos, ouvir outros segmentos da sociedade, rever sua forma de gerir e de obter bons resultados e dar explicações, além de exigir transparentes investigações, sobre os mais escabrosos casos envolvendo seu partido. Aaah PT, quem te viu, quem te vê!
O Aécio sai como uma liderança política ainda mais forte, saiu lá do terceiro lugar no início do primeiro turno para um segundo turno apertado, que arrisco dizer tivéssemos mais uma semana de campanha, o quadro eleitoral poderia ter sido outro.  
Agora, vamos esperar esse alvoroço acalmar. Então, aproveita e procura aquele teu parente extremista ou amigo pentelho que você brigou durante as eleições e faz as pazes com ele, a melhor política agora é a da união.  

  

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Foi só por 20 centavos!!!

Essas eleições deixou um recado bem claro, o "gigante" nunca acordou. Pelo contrário, ele dorme a ronco solto. Sabe quando você está na expectativa de que uma situação almejada finalmente aconteça e...nada! É, nada acontece!
Alguém consegue lembrar o que aconteceu em junho do ano passado?
Milhares de pessoas nas ruas gritando "o gigante acordou!!!", "vem pra rua!!!". Cartazes e gritos de ordem, pedindo mais investimentos em saúde e educação (padrão FIFA), moralidade na política, contra a corrupção. Em Recife tivemos cem mil pessoas nas ruas, sem contar nos outros grande centros como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília onde os protestos foram muito mais eloquentes. Uma presidente Dilma completamente perdida e atônita, sem saber como lidar com uma situação que ameaçava sair do controle. 
Chegamos então no momento máximo, a hora de votar, onde a população tem a chance de enfim fazer sua justiça, mostrar que aquele grito ainda ecoava forte e...brochada!!! Afinal toda aquela euforia pode apenas ser explicada como um carnaval fora de época?!  
Como explicar que Marcos Feliciano (um dos pivôres dos protestos do ano passado), Jair Bolsonaro e Fernando Collor tiveram votações expressivas e foram re-eleitos. Paulo Maluf tem votação suficiente para se eleger, caso consiga reverter na justiça o indeferimento de sua candidatura. Pra melhorar, mais uma vez as eleições presidenciais se polarizam entre PT e PSDB, um sujo pra falar de um mal lavado.
E o gigante acordou?! Desculpa, mas foi só por 0,20 centavos mesmo!!!
Por outro lado, é bom saber que Jean Wyllys foi um dos deputados mais votados; que a Luciana Genro sai das eleições como uma expressiva e influente líder política; porque não falar do Romário que tem feito um bom trabalho pelo Rio de Janeiro e também teve uma boa votação, além de outros tantos bons exemplos que conseguiram ser eleitos e irão contrabalançar, com essa corja.
Vão me desculpando o clichê, mas fica a dica dada por Elis Regina, quando dizia: minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais. 

Nem depois de Morto!!!

As eleições em Pernambuco contou com a onipresença do Eduardo Campos. O ex-governador não teve tempo nem para morrer, quanto mais para descansar em paz. Desde sua morte, no dia 13 de agosto em Santos, São Paulo, Eduardo esteve trabalhando duro, dando seu apoio a dezenas de candidatos. Foi inegável sua influência nas urnas e nas vitórias obtidas por seu partido e aliados nestas eleições. Dezoito dos vinte e cinco deputados federais eleitos, em Pernambuco, tiveram seu apoio. O Paulo Câmara, candidato a governador, teve uma vitória expressiva, como o próprio Dudu gostava de impor a seus adversário. Eduardo fez milagres até entre os presidenciáveis, a Marina Silva superou a Dilma com uma diferença de 3,08% de votos em Pernambuco, enquanto o Aécio teve só 5,92%...Aécio?! Quem é esse mesmo?!  
Lula?! Dilma?! Ambos se mostraram péssimos cabos eleitorais para seus candidatos. Enquanto uma foto montagem ao lado do Eduardo Campos, conseguiu fazer "milagres", a imagem de Lula não conseguiu desfazer certas animosidades dos eleitores. Até o candidato do PT ao senado João Paulo, ex-prefeito do Recife, foi vencido pelo então candidato Fernando Bezerra Coelho, que tinha o apoio de quem?... quem?...quem?... Eduardo Campos. 
Para mim, nas eleições deste ano, o dedinho que apertou o "CONFIRMA" foi movido pela emoção. Ao mesmo tempo que a imagem do trágico acidente do Eduardo, aflorou sentimentos de comoção; a imagem da Dilma, apenas despertou rejeição entre os eleitores pernambucanos. Não estranho a rejeição ao candidato a governador Armando Monteiro girava na casa dos 21%. Somado a isso, tivemos a imagem e o apoio da Renata, viúva do Eduardo Campos, que todo tempo passou a imagem de uma família forte, coesa e sólida, que só deu mais gás para a campanha do Paulo Câmara. E vale ressaltar que ela foi uma articuladora importante nesse processo eleitoral, não a tôa cogitou-se seu nome para vice com Marina Silva, logo após a morte de esposo.
Pernambuco não terá segundo turno, a Marina Silva também não disputará o segundo turno com a Dilma e a poeira pode começar a decantar. Momento para respirar e começar a viabilizar a próxima campanha de 2016. Tendo em vista esse clima de apaziguamento, será que agora vão deixar o morto descansar em paz?!