domingo, 28 de abril de 2013

...eu sou um pecador!


No post anterior eu mostrei sobre as consequências das declarações do Pe. Beto. Aqui está o vídeo com suas coerentes declarações. O bom é saber que o Pe. Beto não está só, existem tantos outros religiosos sejam católicos ou evangélicos que da mesma forma conseguem enxergar a fé sem está camuflada de ignorância e preconceito.

Se refletir é um pecado...


Não estava sabendo sobre o furdunço que as declarações do Pe. Beto de Bauru estavam provocando nas redes sociais. Não foi difícil fazer uma review sobre o assunto e por fim dá de cara com essa postagem no facebook do agora ex-padre. As opiniões do Pe. Beto dividiu os fieis entre aqueles que ferozmente lhe recriminam e os que lhe apoiam. Não tenho muito o que falar, as declarações do Pe. Beto já falam o suficientre. Sua posição em se manter integro as suas ideias me faz lembrar de um outro pensador que disse:


"Fé inabalável só é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade."
Allan Kardec



sábado, 6 de abril de 2013

"Sensação de liberdade, sensação de dignidade!"


Assisti hoje, a esse vídeo da Daniela, entre um sorriso nos lábios e uma baba que corria desavisada da boca. É lindo ver a Daniela falar sobre o orgulho e a dignidade de ser livre. De ter a coragem de pode simplesmente ser. Ao mesmo tempo fico estupefato como algo tão simples e tão banal (o amor entre duas pessoas) pode tomar uma proporção política e se agigantar de forma a falar em favor de um movimento que não exige nada mais, nada menos que igualdade. Para mim não importa os motivos desse "dar a cara pra bater". O que importa mesmo é que é mais um ponto a divisar um novo momento dentro dos costumes e da politica.  

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Que a força esteja com vocês!!


Sabe algo muito bom que aconteceu depois que o Marcos Feliciano assumiu a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM)?
A Separação do joio do trigo.
O Feliciano com suas declarações homofóbicas, racista e machista - manipuladas ou não – levaram a uma movimentação que a muito não se via dentro do cenário político e social do País. A indicação do Marcos Feliciano para o CDHM, diga-se de passagem, comissão até alguns dias inexpressiva, pode ser considerado um divisor de águas dentro da luta por direitos igualitários do movimento LGBT. Foi um tiro que saiu pela culatra, como se diz.
O ataque com lâmpada fluorescente a jovens gays na Av. Paulista há alguns anos, indignou, mas não fez o rebuliço que o Feliciano conseguiu fazer. A sociedade foi as ruas protestar, fez melhor, foi e tem ido ao Congresso cobrar a renúncia do dito. A classe artística iniciou uma beijação em sinal de protesto e declarações de indignação. Um verdadeiro racha se fez. Ser homofóbico ganhou um cunho tão mais pejorativo. 
Vejamos a pobre Joelma, que hora mais infeliz para falar sobre conversão de homossexuais e comparar a dificuldade para deixar de ser gay com a dependência química. Onde está o assessor de impressa dessa senhora que não proibiu essas sandices? Oh ninha, agora o leite tá derramado... sem patrocínio para filme, o maridão com depressão e a revolta de artistas e fãs que assim como contra o Feliciano, botaram a boca no mundo.
Ai vem a Daniela Mercury e dá um tapa sem mão, com seu casamento com a jornalista Malu Verçosa. Faço minhas as palavras da Ivete Sangalo... "um luxo!!!"
Nota como uma ação, traz como resposta uma reação com maior força e peso em favor do movimento?  
Eu concordo plenamente que o Feliciano foi infeliz em suas declarações e teve o azar de ter sido escolhido o bode expiatório, para tirar o foco de outras comissões tão importantes quanto a CDHM e que estão nas mãos de representantes tão mais equivocados que ele. Vejamos por exemplo, o caso do Blairo Maggi, um dos maiores produtores de soja do País, faz parte da bancada ruralista no Congresso e assumiu a presidência da Comissão de Meio Ambiente do Senado. Alguém acredita que ele representa os interesses dos ambientalistas?!
O Feliciano só cutucou o vespeiro e foi muito mais feliz que o Malafaia, Bolsonaro e toda uma corja juntos, porque ele cutucou o vespeiro e viu o tamanho das vespas e o poder que elas têm. É bem verdade que o Feliciano continua a frente da comissão e não vejo ainda o fim dessa luta, mas vejo que o caso tem levado a uma mudança de comportamento e de conceitos.  Melhor, expandiu um debate já existente, agora mais amplo e bem mais forte.