quinta-feira, 26 de julho de 2012

Intolerância

Ando tão cheio de afazeres que alguns fatos tem ocorrido e praticamente não tenho tido conhecimento. Não que a mídia não faça o seu papel de informa, a culpa é minha que não tenho feito o meu papel de me atualizar. Fiquei sabendo hoje, por exemplo, que a mais ou menos uma semana atras um bando de evangélicos tentaram invadir um centro de umbanda em Olinda. Fui tentar saber algo sobre o fato e encontrei esse vídeo, onde mostra o episódio. As imagens foram feitas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, que em entrevista chegou a dizer ter sido ameaçado por um dos revoltosos que afirmou ser evangélico, mas também era um ex-matador. Segundo Érico, o vídeo já mostra a saída dos revoltosos que antes tentavam forçar o portão como se quisessem invadir. O babalorixá acredita que o evento tenha ligação com os fato ocorrido em Brejo da Madre de Deus. O vídeo foi motivo de inúmeros protestos por internautas. Ao assistir, não me veio outra imagem na cabeça que não a de uma época medieval onde a caça as bruxas levavam inocentes à fogueira. Ao mesmo tempo, me veio a imagem de uma população ingenua e incrédula que não se poupou em crucificar o Cristo. Imagens longínquas, mas que deu a impressão de que o tempo não tinha passado. Olhando essas imagens, algumas perguntas me vem a cabeça: Quem afinal quer instalar uma ditadura? Afinal de contas, o Brasil é um estado laico ou estão escondendo da população que nosso Pais já foi dado como forma de dizimo a um pequeno grupo de evangélicos? Afinal de contas onde fica a tolerância religiosa? O que esse grupo de evangélicos fundamentalistas querem?  
  

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Encontro fora de hora

Alguém poderia explicar o motivo da grade da Globo no período da tarde ser tão engessada?
Vejamos, antes tínhamos o Mais Você, com a Ana Maria Braga ocupando quase toda a manhã, com um pequeno espaço para o desenho da criançada. Depois, empresaram um pouco a grade e colocaram o Bem-Estar, com a Mariana Ferrão e o Fernando Rocha, e a TV Globinho logo em seguida. Agora, temos o Mais Você, o Bem-Estar e Encontro com Fátima Bernardes. Enquanto isso, a tarde se arrasta longa com um Vale a Pena Ver de Novo que parece nunca acabar e tomar todo o resto da tarde e entrar pela noite, seguida de uma Sessão da Tarde e do teste de atores da Globo, Malhação.
E porque toco nesse assunto? 
Por que não entendo como fazem uma sacanagem dessa com a Fátima Bernardes!
Ela terminou a semana de estreia do programa com metade do IBOPE do primeiro dia, e motivos não faltam para tal. Primeiro que a Fátima ainda tá verde e não se encontrou no programa e no horário, parece ainda está apresentando o JN. Por mais que a Fátima se esforce (e isso é visível) para deixar tudo mais leve, fazendo o telespectador quase sentir a brisa fria do vento sobre a relva verdejante em mais um dia que começa, o programa cai como um elefante. Os assuntos em debates, embora relevantes, acredito serem pesados para quem acaba de acordar ou está apenas começando o dia. Pior que tudo leva a crer que o programa foi feito para ser exibido a tarde, é só ver pelo cenário, pela iluminação, pelo figurino da própria e pela forma como o programa é conduzido. Não duvido que o programa foi feito para ela e que com mais algum tempo, as coisas entrarão no seu eixo. Por enquanto minha opinião sobre o programa é: chato e pesado!