quarta-feira, 27 de junho de 2012

E ignorância tem cura?

Tem certos assuntos que aparecem no cenário de notícias, que custo a acreditar. É o tipo de assunto que não faz muito sentido, parece não está acontecendo, mas é verdade. Amanhã o Congresso Nacional irá discutir sobre o projeto da "cura gay". Você não leu errado, é isso mesmo. O autor do projeto é o deputado João Campos (PSDB-GO) e procura suspender dois decretos do Conselho Federal de Psicologia que trata da posição do profissional quanto ao assunto "homossexualismo" e define a orientação como transtorno. Para debater o assunto, foi convidada a psicóloga cristã Marisa Lobo. Para quem não a conhece, Marisa tem defendido publicamente a conversão de orientação sexual, pratica que o Conselho Federal de Psicologia proíbe.
Agora vejam em que pé estamos.
O Conselho Federal de Psicologia, que regulamenta o papel de atuação do profissional proíbe a pratica, mas a bancada evangélica do Congresso Nacional, tenta criar um projeto de lei que suspende os dispositivos. Pior, o autor do projeto afirma que o Conselho extrapolou seu poder de regulamentar, restringindo o papel de atuação dos profissionais. Dá para acreditar numa coisa dessas?!

Na contra mão dessa conversão, o estudante de Serviço social da UnB, Luth Laporta publicou um vídeo (aqui) que anda correndo as redes sociais e mobilizando o Twitter com a campanha "Marisa cura meu heterossexualismo" que está no Trending Topic's Twitter, ou um dos assuntos mais comentados na Rede. Usando a hashtag #curemeuheterosexualismo, o garoto anda infernizando a vida a psicóloga.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Quantas Voltas mais esse Travolta pretende dar?

Desde criança aprendi que mentir é feio e como um bom menino sempre optei pelo caminho da verdade. Entretanto, a vida logo me fez ver que mentir é feio, mas a verdade não é para todos e muitas vezes omitir (esconder a verdade, que não é mentir!) vale muito mais a pena, desde que evita-se sofrimentos desnecessários e pode-se até poupar vidas. Com mais alguns anos de vida e um pouco mais de maturidade, continuo achando que mentir é feio, mas não deve ser pecado. E falar a verdade é um ato de coragem, muito mais do que um ato de virtude. No meio de tudo isso, acredito que todos nos temos nossas mentiras e segredos e esses são de nossa mais pura responsabilidade.
Os tabloides norte-americanos publicaram uma entrevista com uma ex-secretária do John Travolta em que a mesma afirma que o ator teve um caso de seis anos com o piloto particular. Os rumores sobre a homossexualidade do ator não são novidades. Em 1990 o ex-ator pornô Paul Barresi afirmou ter dito um caso com o ator. Em 2006 os tabloides flagraram ele dando um beijo nO babá da família e recentemente o John foi acusado de assédio por dois massagistas.
Mentir é feio, mas não ter coragem para assumir certas verdades é muito mais feio. Pior, inventar uma vida de mentira envolvendo outras pessoas para manter uma ilusão é tão pior e mais feio que simplesmente mentir. Fico profundamente revoltado com esse tipo de covarde, que não assume sua homossexualidade escondendo-se atrás de esposas e filhos em um conto da família feliz. Consigo perfeitamente compreender ao ver homens que não vivem sua orientação de forma aberta e livre por medo de preconceito, seja por parte da família ou pelo lado profissional. Mas, são dignos e sinceros o suficientes para não usar de sentimentos alheios tentando esconder sua orientação como se fosse algo anti-natural. O preconceito é fato e embora muito já se tenha conquistado em abertura para esse debate, muito ainda falta para que isso seja pleno. 
Nem sei se a Kelly Preston (atual esposa do John) tem conhecimento do outro lado da moeda do marido. Se souber menos mal, mas caso esteja de palhaça nessa estória o John é quase digno de apedrejamento em praça pública por fundamentalistas Taliban.