domingo, 25 de julho de 2010

O passado que voltou desatento

Embora tenha sido ontem e eu não estivesse embriagado, não consigo lembrar de tudo muito bem. Os detalhes me fogem, como se o cérebro quisesse me poupar. Uma espécie de torpor, um transe privou-me por alguns instantes da realidade. Só lembro que vi qndo ele entrou na loja de conveniências, onde eu estava, que embora tenha me visto preferiu me negar. Que buscou a dissimulação até qndo não pode mais evitar minha presença e então veio falar comigo. Lembro que senti meu corpo todo estremeçer, uma mistura de sentimentos estranhos me tomou de súbito e que um sorriso apático se esboçou no meu rosto costernado e aturdido, quase sem sentido. Que o passado veio com uma velocidade tão violenta que parecia sentir todas as feridas rasgarem novamente. Poderia estar no deserto e ainda assim sentiria o local pequeno demais, quase sufocante.
Até que olhei para o lado e vi a semblante de ragazzo (do meu ragazzo). Parecia compreender meu desconforto, minha agonia e apenas me perguntou: " Tá tudo bem?! Quer sair daqui?!"
Era como se embora ele compreendesse toda a situação, preferiu respeitar o meu momento. O meu momento com o passado que voltava desatento.
Agora vejo que o que restou, de tudo que se viveu no passado, foi dor e trauma do qual preciso me libertar. Que talvez os motivos dele, no passado, foram mais mentirosos e malvados do que eu poderia ter suposto. Que me entreguei tanto pra alguém que sonha com um amor, mas não sabe o gosto e nem o significado.
A mim hj só resta agradecer ao tempo de não ter tornado minha vida uma mentira, por não ter me feito uma pessoa medrosa e covarde, mas sim um sonhador que buscou com afinco seu quinhão de amor e parece tê-lo encontrado nos braços de ragazzo (meu meninu bunito).  
Passou.
Amanhã... amanhã é segunda-feira e à noite vou ver ragazzo...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pode me chamar que eu vou...

Galera tá chegando a sexta-feira e nesta tem no projeto Pátio Sonoro, do Pátio de São Pedro (Bairro de São José), Zé Cafofinho & Suas Correntes com músicas do CD Dança da Noite. Tbm toca por lá a Trombonada a partir das 19h. Tudo de grátis... borá q a cerveja tá gelando!!!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Gentileza x Gente lesa

Nunca subestime ninguém!!! Pelo menos foi o que aprendi. 
O mais fraco pode nem ser tão fraco assim e o mais forte na verdade pode ser tão fraco que vc mal acreditaria. Tbm nunca fui de crer na bondade absoluta ou na maldade como forma de ser, mas sim de está. Contudo, é incrível como as pessoas ou são ingênuas o bastante para não ver ou são ardilosas o bastante pra tentar estimular a maldade do outro.
Todo mundo tem um bem e um mal dentro de si. E longe do que se possa pensar, esse mal não nos levará para o inferno de cabeça pra baixo, é importante que esse mal seja conhecido e diagnosticado por nós, pra que possamos estabelecer nosso ponto de equilibrio. Tantos desajustes no mundo não são a toa, se vale justamente dessa pressa e competição desmedida que faz com que não façamos uma autoavaliação de quem nos somos e o qnto podemos ser bons para fazer o bem e o qnto podemos ser maus para praticar o mal.
Outro dia, escutei algo que nunca mais havia ouvido. 
"Uomo parece que vc é tão santo que mal se espera uma atitude fora dos padrões sua."
Bom, nem sou tão bom para ir por céu com tripa e tudo, nem sou tão mal que acredite mereça ir pro inferno. Muitos leões já foram domados dentro de mim e hoje só um gatinho safado e manhoso permanece. Logo, minha gentileza não deve ser sinônimo de gente lesa, mas se alguns ainda insistem em acreditar na minha ingenuidade quase santa, não tenho culpa qndo se depararem com o lobo ardiloso pronto pra comer a vovózinha, a chapeuzinho, os docinhos e de sobremesa o caçador... ai Jeová, o caçador!!!!

The Cranberries no Recife

Estava na academia e entre uma série e outra de abdominais, eis que escuto no rádio: "The Cranberries no Recife!". Mal acreditei, tive que parar tudo e afiar os ouvidos pra escutar data, hora e local.
Parece que Recife entrou na rota dos grandes shows internacionais e agora é a vez de The Cranberries pisar em terras Pernambucanas para nossa glória. Acredito que alguns poucos não associam o nome da banda aos seus hits que fizeram tanto sucesso na década de 90, como Linger, Dreams, Animal instinct, Just imagination... Enfim uma porrada de sucesso bom. Contudo trata-se de uma das maiores bandas irlandesas de todos os tempos que emplacou quatro álbuns no TOP 20 da Billboard e vendeu mais de 40 milhões de discos ao redor do mundo
Então se liga nessa, no Recife, a apresentação será no dia 22, no Chevrolet Hall. O valor dos ingressos ainda não foi divulgado, mas eles começam a ser vendidos no dia 21 de junho para clientes Credicard, Citibank e Diners. No dia 28 de junho as vendas abrem para o público geral.

domingo, 18 de julho de 2010

Livre arbítrio

A vida as vezes é tão irônica. Gosta de brincar conosco. Adora fazer o jogo de te dar um manjar de ameixas e deixar subentendido que é o que vc merece e qndo vc menos espera ela coloca uma delicia qualquer com chocolate derretido, muito melhor que o manjar de ameixas e te experimenta o livre arbítrio. Ah o livre arbítrio, essa liberdade vigiada pela consciência que qndo não bem utilizada pode nos fazer perder tantas oportunidades ou nos colocar em tantos mal lençois.
Um sim! As vezes é só o que a vida espera de vc. A oportunidade está ali, pronta. O fato está ali, real. Cada personagem em sua marca, interpretando seu papel em um cenário comum que se antes era impróprio, a vida se encarrega de torná-lo conveniente. Vc ao mesmo tempo que é ator, é autor dessa estória e ela só tera continuidade se vc quiser. Melhor, essa estória terá a continuidade que vc definir com um sim ou não.
Todos os dias, desde o momento que vc acorda vc é obrigado a escolher, algumas escolhas são automáticas e rotineiras nem dá mais tanto trabalho, contudo outras te fazem pensar e refletir. Ter mais do que se tem ou buscar o que se tem? Continuar com o manjar ou querer experimentar a delicia de chocolate? Esse ter mais me trará mais ou será só uma ilusão da ambição vaidosa de um ego imaturo?
As vezes a lição de casa é bem dificil, mas rapadura é doce mas não é mole e viver não é uma temporada numa casa de massagens! Sei que são através dessas escolhas dificieis, dessas experimentações, desses sim equivocados ou não conveniente que caminhamos entre supetões e quedas, feridas e cicatrizações... tudo é bagagem!!!
Escolher não é facil pra mim, percebo resiliente um ego ambicioso, vaidoso e imaturo. Contudo, uma consciencia (ou deveria dizer superego!!), que grita e me indica que o melhor caminho é o do equilibrio, mesmo com perdas (equivocos?!) ou ganhos (conveniências?!).


Bethânia em Recife

Por falar em Maria Bethânia, ela deve pintar por aqui final desse mês parece. Vou me certificar direitinho e posto tudo bem explicadinho aqui. Espera que já já te digo...

Abusado!!!

Sexta fui assistir a um espetáculo de dança. Trata-se do espetáculo "Entre nós" em cartaz no Barreto Júnior todas as sextas de julho, sempre as 20:00hs. Estava curiosissimo pra vê-lo, talvez devido a trilha musical dele toda na obra de Maria Bethânia. Depois do espetáculo, fiquei com uma sensação esquisita, sabe qndo vc quer muito fazer algo e depois que acontece nao sabe se foi bom ou se foi péssimo?
Pois é... O espetáculo é bem coreografado, tem uma trilha muito boa, mas... Mas, tem certos exageros e ausências que deixam-o chatinhoooo...
Pra começar alguns bailarinos não tinham a leveza q talvez a trilha pedia e por alguns momentos parece que Bethânia toca, mas eles escutam algum metal pesado. Muito músculo, muita força, tudo muito forte, talvez seja a proposta do espetáculo e eu não tenha entendido, mas a trilha fica quase sem noção de ser, bixinha de Bethânia. Teve momentos que jurava que alguns jogavam capoeira. Lógico alguns bailarinos, trazem ao palco uma interpretação tão boa, uma leveza de movimento, uma harmonia com a trilha que dá uma forte vontade de se apaixonar, de sofrer por amor, de se acabar de chorar numa dor de cotovelo do carai e depois encontrar um novo amor e começar esse círculo vicioso novamente.
Outro erro do espetáculo é a iluminação....Prefiro nem comentar!!!
Estou ficando abusado neh... altas criticas no blog sobre os espetáculos de dança.
Bom, isso aqui é pra falar o que eu penso, então...
Não vou deixar aqui meu jargão de sempre, "fica a dica, vale a pena conferir", prefiro dizer aparece lá e conferi e ver se tenho razão ou não.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Flor do deserto

Ontem fui ver o filme Flor do Deserto (Desert Flower). Estava desde segunda no Cine Apolo e tem uma última sessão hj as 20:00hs (ainda dá tempo!). O filme não conta com nenhuma interpretação impressionante merecedora de Oscar e nem tem lá uma qualidade técnica surpreendente, mas consegue emocionar o público como poucas produções vistas atualmente. A trajetória de uma menina Somaliana, circuncidada aos 3 anos de idade que atravessa um deserto aos 13 anos e vai parar em Londres vindo a se tornar uma top intenacional não parece tão cruel até que vc veja essa estória em uma  tela de cinema. Na verdade o filme trata da  biografia de Waris Dirie ex-modelo e nomeada Embaixadora Itinerante da ONU contra a Mutilação Feminina. O filme conta com uma fotografia bem interessante aos meus olhos e Liya Kebede (atriz que interpreta a Waris) é  linda de morrer Bom, tá aqui a dica, vale a pena conferir!!!

domingo, 11 de julho de 2010

Pulsante e viril...


Ontem fui ver "Sobre um Paroquiano", mais um espetáculo da Compassos Cia. de Danças. Trata-se de uma visão dançada do texto Um Paroquiano Inevitável, de Hermilo Borba Filho. O espetáculo tem direção e coreografia de Raimundo Branco e está em cartaz no Teatro Hermilio Borba Filho todos os sábados e domingos de julho até dia 01 de agosto, sempre as 20:00hs.
Sou um amante leigo da arte de dançar e como não queria ir ver o espetáculo mais leigo do que já sou tentei me valer de algumas informações sobre o mesmo. Logo, não fui uma folha de papel tão limpa e em branco, pronta pra ser impregnada. Contudo, o espetaculo é forte, se o texto original é uma quase comédia, o espetáculo é pulsante e viril o suficiente pra não lhe deixar piscar o olho, e por mais que tenha me valido de informações sobre a releitura da Companhia sobre a obra de Hermilio, fui da mesma forma intensamente impregnado. A Compassos tem essa proposta de mesclar o teatro e a dança, sem impor fronteiras para o inicio de um ou outro, o que dá ao espetáculo uma instabilidade energica boa de se ver. Os bailarinos estão ótimos com destaque para as interpretações da Mãe (Elis Costa), o Poeta (Orunmillá Moura) e o Atleta (Gervásio Braz). Ah e a ilunimação é um espetáculo a parte... perfeita!!!
Bom fica a dica pra vc's curtirem... mais uma vez vale a pena conferir.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Inferno astral!!!

Estou a apenas um mês do meu aniversário e segundo meu mapa astrológico estou entrando no meu inferno astral. Parar falar a verdade não entendo e nem acredito nisso. Contudo, hoje em especial eu deveria acreditar.
Acordei com o mundo nas costas, uma tristeza sem motivo, uma vontade de não fazer nada. Fui a academia, mais parecia que estava indo a forca e trabalhar então... prefiro nem comentar. E como se nao bastasse, meu lado questionador do mundo e da vida estava ácido e pessimista. Sei lá, fiquei pensando como é dificil vc ser vc mesmo em um mundo onde vale mais a aparecia falsa das coisas.  Em pra que continuar a lutar por uma verdade que não é aceita, reconhecida? Me senti enfadado de lutar, de gritar, de brigar com um mundo que preferir um Uomo de mentira, bonitinho e agradavél, pq o de verdade é dificil demais de engolir. Enfim...
Cheguei mais cedo do trabalho e fui dormir, buscando fazer o dia terminar mais cedo pra mim.  Agora a noite acordei e fui ler um pouco e como se os céus quisessem me mandar recados, olha o que leio:
Os grandes personagens da História, por mais que quisessem que seu intelecto indagador ficasse silencioso, mais se sentiam compelidos às investigações das coisas, ou mesmo, às buscas existenciais, distanciando-se, dessa forma, dos indivíduos comuns de entusiasmo fácil. Os gênios, pelos seus naturais questionamentos, foram muitas vezes transportados a uma vida de solidão. Portanto, eles aprenderam a conviver consigo mesmos, adquirindo, assim, a ciência da autolibertação. Ao crescerem espiritualmente, passaram a ter condições de auxiliar os outros. (A Imensidão dos Sentidos, Francisco do Espirito Santo Neto ditado por Hammed, Ed. Boa Nova, 2000).
É... lá no fim da estrada, qndo o tempo me fizer olhar para atrás, eu espero poder enxergar que valeu a pena ter lutado para ser apenas verdadeiro com todos e feliz.